O Princípio de Hita

A grandeza e a beleza do feminino alcançam todo o multiverso.
— Provérbio Hitaísta.
Alush era de fato misógino, como tantos o acusavam? A pergunta, ainda dificilmente silenciada, atiçou em sua cabeça. Talvez. A possibilidade já não o incomodava como antes. Parecia mais um deleite, por mais que todos à sua volta não hesitassem em condenar tal prática.
Ergueu a cabeça para a esposa, deitada ao lado, de olhos vendados. Naquele sono profundo, mergulhada nas cobertas, que farfalhava ao vento invernal, que entrava, discreto, pelas frestas da porta, junto aos rumores dentro e fora das mansões luxuosas daquele distrito próximo ao centro de Medilha, cujas portas agora se abriam para o novo ano, após acabarem de se fechar para o velho.
Uma expressão cavernosa se apossou de seu rosto. Estava convicto: era hora de montar a guarda. A mão deslizou lentamente pela mesinha de cabeceira, antes de deter-se, quando os dedos alcançaram a última gaveta, onde estava a arma.
Ao longo dos anos, foi forçado a admitir algo que, durante praticamente toda a sua vida, recusou-se a aceitar. Mas a constatação da superioridade natural das mulheres o atormentava. Certamente, um preço alto demais para se pagar em troca da libertação do poder das mulheres e da liderança feminina, predominante no mundo desde sempre.
O poder das mulheres e a predominância da liderança feminina no mundo...
Viu-se novamente diante das próprias sombras. E sucumbiu em lágrimas intermináveis, que não tardaram em remontá-lo à própria infância: aquele paraíso perdido no tempo, desde já nessa busca incessante por identidade. Lembrou-se da mãe. De soslaio, observou a esposa adormecida. Havia uma certa semelhança entre elas, que identificou na hora: ambas provocavam e o envolviam na imagem mental de um espelho. Mas não qualquer espelho. O espelho do menino que havia sido um dia e não do homem banhado em lágrimas cada vez mais inúteis. Em contraste, a mãe e a esposa, perto dele, diante do mesmo reflexo, parecendo ainda mais maduras.
Não era um reduto da infância. Esse mesmo padrão, ao contrário do que acreditara, se estendia para a vida adulta. E talvez até a morte.
Por que as mulheres quase sempre vencem?! Por que sempre elas?!
Mas tanto Hito, o Deus dos Astros e do Espaço, como a esposa, Hita, a Deusa da Vida — os Dois Que São Um — recolheram-se em seu silêncio.






Comentários